quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

MEIOS DE INCENTIVAR A LEITURA - DESENVOLVIMENTO

         A leitura individual desenvolve a capacidade de refletir sobre o processo no qual o mesmo está acoplado, de modo a aprimorar a linguagem e possibilitar o desenvolvimento da identidade como ser único, ou seja, “a leitura é um dos meios mais eficazes de desenvolvimento sistemático da linguagem e da personalidade” (BAMBERGER, 2000 p. 10 apud SOUZA et al 2004).

1. Toda pessoa pode se tornar um bom leitor?

         Nem todo indivíduo pode se tornar um bom leitor, porque ler por ler não é o suficiente para adquirir o entendimento, a criatividade, o hábito e o gosto pela leitura.
         Pesquisas mostram que quem lê pouco ou não lê,  não consegue fazer uma análise do que leu, é pobre de vocabulário, tem dificuldades de se relacionar, de se expressar no convívio social e profissional. (fonte: http://www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=3893)
         A leitura faz com que se ative no educando vários processos cognitivos, que vão desde a decodificação da língua até a reflexão sobre o que se lê. “A leitura vai, portanto, além do texto (seja ele qual for) e começa antes do contato com ele ( SOUZA et al 2004).

2. Que fatores influenciam esse educando a não ser um bom leitor?

         A falta de apoio e incentivo familiar, o desinteresse do educando, a não utilização de práticas educativas prazerosas e lúdicas envolvendo à leitura, a facilidade de encontrar informações prontas na internet são alguns dos motivos ao não desenvolvimento de um bom leitor.

3. Que meios despertariam maior interesse para o educando se tornar um leitor?
         Um dos problemas mais observados durante a vivência escolar é a falta de interesse que os educandos têm pela leitura. Portanto, sentimos a necessidade de desenvolver estratégias de motivação à leitura, dentre elas:
Estratégias no ambiente familiar:

·        Incentivar os pais a presentear os filhos com livros;
·        Ler histórias para os filhos antes de dormir;
·        Participar de eventos de socialização à leitura na escola;
·        Frequentar bibliotecas, livrarias, gibitecas, banca e outros eventos.

Estratégias no ambiente escolar:
·        Incentivar o uso da biblioteca escolar, através da leitura de gibis, periódicos, fábulas, contos, poemas, romances, etc.;
·        Possibilitar aos educandos que levem à escola seus livros preferidos, lendo-os em sala. Isso fará com que eles compartilhem com os amigos;
·        Produzir peças de teatro, vídeos, histórias em quadrinhos, anúncios publicitários, folders baseados em livros que os educandos leram;


·        Utilizar diferentes textos que venham ao encontro do interesse dos educandos;
·        Demonstrar que você também lê. Leve à sala de aula o livro que estiver lendo para compartilhar ou emprestar estes livros;
·        Convidar escritores, ilustradores e editores para visitar a escola;
·        Sugerir a escola a assinar periódicos e utilizá-los como ferramenta complementar das aulas;
·        Promover debates para discutir cenas ou situações presentes em livros lidos pela turma;
·        Socializar os trabalhos realizados pelos educandos a partir de leituras, através de um evento cultural, mobilizando toda a comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário