
1. Toda pessoa pode se tornar um bom leitor?
Nem todo indivíduo pode se tornar um bom leitor, porque ler por ler não é o suficiente para adquirir o entendimento, a criatividade, o hábito e o gosto pela leitura.
Pesquisas mostram que quem lê pouco ou não lê, não consegue fazer uma análise do que leu, é pobre de vocabulário, tem dificuldades de se relacionar, de se expressar no convívio social e profissional. (fonte: http://www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=3893)
A leitura faz com que se ative no educando vários processos cognitivos, que vão desde a decodificação da língua até a reflexão sobre o que se lê. “A leitura vai, portanto, além do texto (seja ele qual for) e começa antes do contato com ele ( SOUZA et al 2004).
2. Que fatores influenciam esse educando a não ser um bom leitor?
A falta de apoio e incentivo familiar, o desinteresse do educando, a não utilização de práticas educativas prazerosas e lúdicas envolvendo à leitura, a facilidade de encontrar informações prontas na internet são alguns dos motivos ao não desenvolvimento de um bom leitor.
3. Que meios despertariam maior interesse para o educando se tornar um leitor?
Um dos problemas mais observados durante a vivência escolar é a falta de interesse que os educandos têm pela leitura. Portanto, sentimos a necessidade de desenvolver estratégias de motivação à leitura, dentre elas:
· Incentivar os pais a presentear os filhos com livros;
· Ler histórias para os filhos antes de dormir;
· Participar de eventos de socialização à leitura na escola;
· Frequentar bibliotecas, livrarias, gibitecas, banca e outros eventos.
· Incentivar o uso da biblioteca escolar, através da leitura de gibis, periódicos, fábulas, contos, poemas, romances, etc.;
· Possibilitar aos educandos que levem à escola seus livros preferidos, lendo-os em sala. Isso fará com que eles compartilhem com os amigos;
· Produzir peças de teatro, vídeos, histórias em quadrinhos, anúncios publicitários, folders baseados em livros que os educandos leram;
· Utilizar diferentes textos que venham ao encontro do interesse dos educandos;
· Demonstrar que você também lê. Leve à sala de aula o livro que estiver lendo para compartilhar ou emprestar estes livros;
· Convidar escritores, ilustradores e editores para visitar a escola;
· Sugerir a escola a assinar periódicos e utilizá-los como ferramenta complementar das aulas;
· Promover debates para discutir cenas ou situações presentes em livros lidos pela turma;
Nenhum comentário:
Postar um comentário